Como sacar o seu abono salarial

Aprenda como realizar o saque do abono de 2019 da caixa, quais os documentos necessários e muito mais. Confira abaixo.

Todos os anos, os trabalhadores brasileiros aguardam aquele que é um dos mais importantes benefícios trabalhistas para o empregado do setor privado: o Abono Salarial. Pago pela Caixa Econômica Federal, o Abono é uma remuneração feita por obrigação pelas empresas, na ordem de 8% do salário do empregado, que é revertido em uma contribuição anual no valor de cerca de um salário mínimo. Nem todos os trabalhadores, entretanto, tem direito a receber o abono do PIS da Caixa, por isso vamos hoje esclarecer quais os requisitos necessários para ter direito a esse benefício trabalhista.

Quem pode receber o benefício

É necessário frisar, em primeiro lugar, que nem todos os trabalhadores brasileiros tem direito ao PIS 2019. Esse benefício é pago apenas a uma estreita parcela dos trabalhadores do setor privado, que se enquadrem em 4 regras fundamentais que são as prerrogativas para receber o benefício. São elas:

  1. O trabalhador precisa ter cadastro no PIS há pelo menos 5 anos para ter direito ao benefício;
  2. Só recebem o abono salarial de 2019 aqueles trabalhadores que receberam, em 2015, em média até 2 salários mínimos. Para essa regra, conta-se o salário de todos os meses trabalhados do ano anterior e se faz a média;
  3. O trabalhador precisa ter estado empregado em 2015 por pelo menos 30 dias, com carteira assinada por uma empresa (Pessoa Jurídica)
  4. A empresa em que foi empregado precisa entregar a relação dos trabalhadores ao ministério do trabalho em dia (RAIS) informando os dados do trabalhador.

Nesse caso, por não se encaixarem no quarto pré-requisito, as empregadas domésticas com carteira assinada não têm direito ao abono salarial 2019, afinal não são empregadas por pessoa Jurídica, portanto não há obrigatoriedade em manter contato com o Ministério do Trabalho por parte de pessoa Física.

Como receber

O recebimento do Abono Salarial é feito através do cartão cidadão, documento emitido em agências da Caixa Econômica Federal, que leva em média, até 30 dias para ficar pronto. Tendo posse do cartão, p trabalhador precisa se dirigir a uma agência da Caixa, lotérica ou posto de atendimento Caixa Aqui portando o cartão e a carteira de identidade para realizar o saque do seu abono.

O saque precisa ser realizado até o dia 30 de junho, ou caso contrário, o cliente perde todo o direito de sacar o benefício.

Datas de pagamento do PIS 2019

O pagamento do abono salarial do PIS é feito sempre pelo calendário da caixa de pagamentos do PIS, divulgado sempre próximo a metade de cada ano, e contém todas as datas de pagamentos de benefícios para a Tabela do PIS 2019. As datas são sempre estipuladas de acordo com a data de aniversário do trabalhador, o que difere do calendário PASEP, em que as datas são divididas a partir do último dígito do NIS do servidor público, por isso é importante ficar bem atento ao seu benefício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *